Quando se fala em verão ou férias, automaticamente pensa-se nos destinos baianos. Somente no carnaval, cerca de 3 milhões de pessoas visitaram o estado. Quem vem aqui sempre destaca a hospitalidade dos baianos e a beleza das cidades. E esse feedback faz com que o trade turístico se empenhe ainda mais em promover o estado.
Recentemente o Booking.com, site de reserva de viagens, divulgou que 5 destinos da Bahia são os mais acolhedores da Região Nordeste do país. São eles: Maraú, Itacimirim, Guarajuba, Trancoso e Arraial d’ Ajuda. Este último, em especial, foi reconhecido pelo Traveller Review Awards 2024, programa de valorização da hospitalidade de lugares ao redor do planeta, como sendo o lugar mais acolhedor do mundo.
A Bahia conta com 417 municípios e cada um deles carrega uma história. A arquitetura secular, os pontos turísticos internacionalmente conhecidos, as cores, a tranquilidade e as belezas naturais fazem com que a Bahia esteja entre os destinos mais procurados pelos turistas. Além dos aspectos físicos, a maneira de acolher os visitantes é crucial para o estado se destacar.
O levantamento realizado pelo Booking.com tem como base a dedicação das empresas de turismo durante todo o ano no que se diz respeito às acomodações, empresas de aluguel de carro e provedores de táxi. Os destinos escolhidos têm pelo menos 50 acomodações elegíveis.
“Destacamos o estado da Bahia, dado que os destinos de 2024 são diferentes da lista do ano passado, o que mostra como as acomodações fizeram esforços e investimentos para receber os turistas nestes lugares e, como consequência, receberam ótimas avaliações”, comentou Uillians Batista, Gerente Comercial da Booking.com.
O reconhecimento desses destinos baianos impactam direta e positivamente o turismo no estado, trazendo benefícios econômicos, sociais e culturais. Além do aumento da visibilidade, ou seja, turistas estrangeiros passam a visitar a Bahia com mais frequência, o crescimento econômico que gera oportunidades de emprego e investimento em infraestrutura trazem mais valorização ao estado.
Diante disso, divulgações das 13 zonas turísticas baianas em feiras de turismo internacionais, constante capacitação de profissionais do trade turístico e atuar em eventos que impulsionam diversos segmentos turísticos como a gastronomia, negócios e diversidade são ações fundamentais para melhorar a visibilidade do estado para além do território nacional.
Autoria: TRIBUNA DA BAHIA/ Quézia Silva