O primeiro ônibus elétrico chegou ao município nesta quinta-feira (29/8) na Base Operacional da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), localizada na Avenida Jorge Amado. O novo veículo de transporte público coletivo, da montadora Eletra, uma das empresas que atendem aos critérios técnicos apresentados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, na área de Mobilidade Urbana, para o Subeixo Renovação de Frota Para o Setor Público, passará por testes entre os meses de setembro e outubro.
Medindo 12.150 metros de comprimento, o ônibus 100% elétrico tem capacidade para 70 passageiros e dispõe de ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas USB para carregamento de celular, além de piso baixo que elimina os elevadores e garante acessibilidade total.
A chegada do primeiro veículo na cidade representa mais uma etapa do processo, que iniciou quando a gestão municipal apresentou a proposta ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), para aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga, estando entre as 77 selecionadas; até a aprovação da Lei Municipal N.° 1918/2024 de 08 de julho de 2024, na Câmara Municipal, autorizando a contratação de crédito junto à Caixa.
Vale citar que, além da paulista Eletra, também participarão da fase experimental em diversos percursos, vazios e com lotação habitual, um veículo da sulista Marcopolo, que deve estar em Camaçari na próxima semana; além de um ônibus da chinesa Build Your Dreams (BYD), com data de chegada prevista para início de outubro; e outro da empresa sueca Volvo, que completa a frota teste.
Acompanhando de perto o processo de transição para a eletromobilidade no município, o diretor adjunto da Diretoria de Planejamento da STT, Cecílio Albuquerque, esclareceu que a partir da próxima segunda-feira (2/9), tem início o treinamento dos motoristas, que vão dirigir os veículos no período de teste. “A capacitação é necessária para que os profissionais possam entender a funcionalidade do carro, sua operacionalização, questão de mecânica e elétrica e, dessa forma, tirar o máximo de desempenho dos veículos”, comentou.
O diretor adjunto de Transporte da STT, Pedro Ramos, destacou algumas vantagens de investir na eletrificação de veículos que operam no serviço de transporte público coletivo. “Essa é uma grande inovação tecnológica, e forte aliada na preservação do meio ambiente, pois opera a partir de energia limpa. Estamos vendo Camaçari despontando entre as grandes capitais do Brasil, que estão se tornando grandes potências no que se refere à oferta de transporte público de qualidade, tanto para o usuário, como para a cidade como um todo”, explicou.
Autoria: CT